segunda-feira, 25 de junho de 2012

Unidades de medida de comprimento

Meus queridos..
Estaremos nesta semana revendo uma unidade de medida que utilizamos no nosso dia a dia de espontânea e natural que é o comprimento ( metro ).
A alguns séculos atrás não havia uma padronização das medidas, cada país, reinado, possuía sua forma de medir, imagine o caos que era.
Na revolução Francesa algumas pessoas sentiram a necessidade de padronizar várias unidades de medição, sendo uma delas o metro. Em qualquer parte do mundo o metro tem sempre a mesma medida.
Vamos olhar a tabela abaixo:







Quando quisermos mudar a unidade de medida atual para uma menor efetuamos a multiplicação, e caso seja para uma medida maior efetuamos a divisão.

Este conhecimento é necessário justamente para o nosso projeto da construção das maquetes, onde iremos trabalhar com escala.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Radiciação

Meus queridos, nesta semana estamos revendo um conteúdo que com certeza já viram, mas que iremos nos aprofundar um pouco mais no conceito, acredito que já tenham percebido que a radiciação é operação inversa da exponenciação.
Acessem o link abaixo e deem uma olhada, apesar de ser o processo inverso da exponenciação, temos muito mais regras na radiciação.

http://www.matematicadidatica.com.br/Radiciacao.aspx

bons estudos.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Algumas curiosidades sobre o papel


Apesar de lecionar Matemática. antes de tudo sou um ser humano preocupado com o meio em que vivo, nota-se a total  falta de responsabilidade de algumas pessoas na sociedade com o desperdício de material, onde poderia ser feito o uso e reuso consciente. Quase tudo que utilizamos passa por um processo químico e industrial. Nada chega nas nossas mãos sem ser beneficiado.
Um exemplo é o papel (celulose) que usamos no nosso dia-a-dia.
Vamos utilizar o nosso computador portátil ( cérebro), não custa nada e é "di gratis".

Você sabia que são necessárias cerca de 40 árvores de eucalipto para a produção de 1 tonelada de papel e que uma árvore produz 25 kg?

Para quem tiver interesse segue o link de uma fábrica de papel. http://www.santamaria.ind.br/curiosidades/papel.pdf